Blog da Morango

Como emagrecer dentro (ou fora) do BBB

Morango

Juntos, os brothers do BBB14 já perderam 30 quilos. Alguns estão com a silhueta um pouco mais roliça, como é o caso de Letícia, que ganhou quase 5 quilos no reality, entretanto a grande maioria perdeu de 1 até 6 quilos em menos de um mês. Emagrecer no BBB não é feitiçaria, nem tecnologia, é dieta balanceada mesmo.

Clara foi a recordista entre os confinados, eliminou quase 7 quilos!

Clara foi a recordista entre os confinados, eliminou quase 7 quilos!

Há várias edições o programa repete a fórmula Xepa versus Casa Luxo, Puxadinho contra Mansão, e, neste ano, Sibéria ante Kremlin. De um lado ou de outro, a diferença mais sentida pelos participantes é no estômago, por isso a prova da comida é tão disputada.

Na última prova da comida os brothers tiveram que se sujar para garantir uma mesa mais farta

Na última prova da comida os brothers tiveram que se sujar para garantir uma mesa mais farta

Do lado “pobrinho”, além dos itens básicos: arroz branco, feijão e um doce como goiabada ou marmelada, que nunca faltam, a comida é bem racionada. Na dieta entra café, pão preto (integral), leite em pó, manteiga, queijo branco e uma infinidade de legumes e verduras: berinjela, abóbora japonesa, batata, mandioca, chuchu, pepino, escarola, couve, alface, chicória… Massa verde, ovos e farinha de trigo são disponibilizados, mas em pouca quantidade; e as carnes oferecidas são os miúdos: moela de frango, coração, rabada… Quanto às frutas, banana, que é uma excelente fonte de potássio, e laranja, rica em vitamina C, entram no menu dos dois lados da casa, mas só. Maçã é um item de luxo e aparece exclusivamente no quarto do líder.

Tatiele e Marcelo sofrem na xepa

Tatiele e Marcelo sofrem na xepa #chatiados

Do lado “abastado” do BBB, além dos itens básicos, bolacha recheada, macarrão instantâneo, queijo amarelo, presunto, carnes e peixes nobres – de picanha à salmão –, entram no cardápio. A variedade de legumes e verduras não é tão grande quanto na xepa, mas a oferta de itens supérfluos compensa: iogurtes e nuggets ficam à disposição.

Sem refrigerantes e sucos industrializados à mão – excessivamente açucarados –, sem acesso fácil à bebidas alcoólicas – que são disponibilizadas apenas durante as festas às quartas e sábados e eventualmente em noites de conversas calientes –, e longe das tentações gastronômicas: rodízios de pizza e churrasco, frituras, chocolate, sorvete e todas as bombas calóricas que são tão deliciosas quanto engordativas, não é difícil eliminar uns quilinhos. Palavra de quem perdeu 4 em 43 dias de programa: eu.

Aqui do lado de fora não parece, É MUITO MAIS DIFÍCIL PERDER PESO. Falta tempo para a prática de exercícios físicos, enquanto sobram convites para restaurantes e baladas regadas a bebidas saborosíssimas. Manter o corpo enxuto não é fácil, eu sei bem, e já fui do céu ao inferno: do manequim 38, quando posei para o Paparazzo assim que saí do BBB10, ao manequim 42 me apertando em dezembro do ano passado. Lembrei da “dieta do BBB”. Voltei a passar uma fomezinha, como passava quando estava confinada; voltei a treinar musculação cinco vezes por semana, como no reality; voltei a usar as roupas que não estavam me servindo mais há tempos – o que foi um baaaita prêmio!