Blog da Morango

Categorias

Histórico

BBB: O jogo dos corações partidos e divididos

Morango

31/03/2014 04h52

Hoje Marcelo não vai dormir. Vai matar a saudade da família que pela sétima vez foi ao Rio de Janeiro defendê-lo no paredão. Vai tentar se atualizar de tudo o que aconteceu nesses 77 dias. Vai se surpreender ao descobrir que deixar-se enredar pela teia de interesses de Angela tirou dele a vaga na final, que ficou com ela.

Marcelo e Angela instantes antes da eliminação dele (Foto: Reprodução/TvGlobo)

Marcelo e Angela instantes antes da eliminação dele (Foto: Reprodução/TvGlobo)

Marcelo vai perguntar aos outros onde errou e vai ouvir mil respostas. Vai se questionar sobre o que poderia ter feito diferente e chegar à conclusão que, justamente por ter ouvido sua voz interior chegou tão longe na competição – e também por isso foi eliminado a dois dias da grande final.

Faltou malícia, sobrou paixão? Faltou pimenta, sobrou água com açúcar? Culpar o cérebro ou o coração? Não há respostas exatas. O manual do campeão não existe. Diversas pessoas com potencial fenecem pelo caminho que leva ao pódio milionário.

No Big Brother Brasil, assim como em uma novela, o núcleo principal pode perder espaço para um núcleo de coadjuvantes interessantes. Nesta edição, por exemplo, as “promessas” sucumbiram sem resistência em seus primeiros paredões. Rodrigo, Bella, Vagner, Junior, Letícia… E a lógica fica cada vez mais nítida para o telespectador atento: a cada semana uma ovelha é sacrificada, o séquito apenas segue o fluxo.

Por uma brincadeira de mau gosto, uma palavra atravessada ou até mesmo pelo excesso de silêncio – ou de lágrimas –, um participante se torna um alvo em potencial. Quando há uma discussão, melhor ainda, vão os dois brigões para a guilhotina! O que voltar com o pescoço intacto ganha uns dias de “respeito”. Na verdade, temor disfarçado de respeito, já que ninguém quer duelar com quem acaba de voltar de uma batalha vitoriosa.

O BBB é essencialmente um jogo para casais. O motivo é simples: casais “rendem”. Flertam, brigam, fazem as pazes, movimentam o edredom, provocam ciúmes em quem está sozinho…

Franciele e Diego, o casal FranGo, ironizado por suas "rapidinhas" sob o edredom (Foto: Rerodução/TvGlobo)

Franciele e Diego, o casal FranGo, ironizado por suas “rapidinhas” sob o edredom (Foto: Rerodução/TvGlobo)

Entre as dezenas de casais que já passaram pelo reality, há muito em comum. Em cada par existe aquele que acha que se doa mais à relação que o outro; que divide as angústias com terceiros; que se vitimiza. Frente ao dramalhão mexicano que se desenrola, não há banho de piscina ou faxina na casa que possa cativar mais a atenção dos telespectadores. E dia após dia a curiosidade do público pelo(s) romance(s) aumenta enquanto o interesse por coisas e pessoas triviais diminui. Uma vez que o telespectador farta-se de um competidor, decreta sua eliminação.

Angela, a advogada aficionada pelo reality global, estudou muitíssimo bem a lição e foi a maior jogadora do BBB14 – alegando ser vítima em amizades e relacionamentos confusos. Tentou fisgar o bonitão Junior, que preferiu Letícia. Angela, que estava construindo uma relação de amizade com Letícia, não conseguiu impedir o envolvimento do paulista com a mineira, mas soube fingir o sofrimento de quem fora abandonada no altar no dia do casamento.

Letícia e Junior tiveram suas eliminações encabeçadas por Angela (Foto: Reprodução/TvGlobo)

Letícia e Junior tiveram suas eliminações encabeçadas por Angela (Foto: Reprodução/TvGlobo)

A paulista de São Roque fez a caveira dos dois, conseguiu cremá-los na competição e, quando não fazia nada além de continuar reclamando de Letícia – que há tempos tinha sido eliminada –, deu o bote em Marcelo. A advogada quis dividir com ele “a cápsula do prazer” de um patrocinador.

Ao convidá-lo para a cápsula, Angela fisgou Marcelo definitivamente (Foto: Reprodução/TvGlobo)

Ao convidá-lo para a cápsula, Angela fisgou Marcelo definitivamente (Foto: Reprodução/TvGlobo)

Ao escolher o curitibano, Angela desprezou Aline, que se considerava sua melhor amiga. Aline sentiu-se traída por Angela e votou nela para o paredão. Ao perceber a oportunidade de riscar mais uma oponente, a advogada engendrou a eliminação de Aline, acusando-a de falsa e traidora. E quando não conseguia mais sustentar a relação sem química com Marcelo, Angela inventou uma desculpa esfarrapada para livrar-se do curitibano. Finalmente conseguiu.

A dupla Clanessa, cujo relacionamento foi mantido à margem enquanto os outros romances eram evidenciados no BBB, resistiu à pressão, às turbulências, e até ao assédio de Valter Slim.

Insistente, Slim conseguiu um selinho de Vanessa (Foto: Reprodução/TvGlobo)

Insistente, Slim conseguiu um selinho de Vanessa (Foto: Reprodução/TvGlobo)

Clara reclamou diversas vezes que gostava mais de Vanessa e não sentia reciprocidade da modelo fitness; Pedro Bial questionou o envolvimento das duas e ouviu de ambas que era “uma amizade colorida”; Clara e Vanessa conversaram várias vezes sobre seus tipos físicos masculinos preferidos e criticarem o comportamento “frouxo” dos brothers da casa, dando a entender que estavam juntas apenas porque os homens dali não as interessavam – o que por si só já é bastante subversivo, já que Clara é casada com um empresário e tem um bebê.

A dupla Clanessa ousou, causou e arrebatou milhares de fãs que agora estão divididos (Foto: Reprodução/TvGlobo)

A dupla Clanessa ousou, causou e arrebatou milhares de fãs que agora estão divididos (Foto: Reprodução/TvGlobo)

Se acredito na veracidade do “namoro” das duas? Não. Nem eu, nem elas próprias, tanto que na noite desse domingo (30), durante o programa ao vivo, as paulistanas declararam mais uma vez que são amigas e falaram sobre o desejo de que a amizade dure para o resto de suas vidas. Nisso eu acredito.

Sobre a Autora

Ana Angélica Martins Marques, a Morango, é mineira de Uberlândia, jornalista, fotógrafa e DJ. É também autora do livro de contos Quebrando o Aquário. Passou pela décima edição do Big Brother Brasil e só foi eliminada porque transformou o temido quarto branco no maior cabaré que você respeita. É vegetariana e cuida de três filhos felinos: Lua, Dylan e Mike.

Sobre o Blog

Um espaço para falar de amor, sexo, comportamento feminino e feminismo com leveza e humor. Tudo sob o olhar de uma mulher esperta, que gosta de mulheres tão espertas quanto ela!

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo