Topo

Morango

Dia da Visibilidade Lésbica: conheça 10 mulheres altamente inspiradoras

Angélica Morango

29/08/2017 04h00

 

Muito antes de compreender a importância do feminismo e de perceber a necessidade do meu posicionamento político enquanto mulher e lésbica, eu era só uma adolescente lidando com o fato de ser diferente. Durante esse processo ler, ouvir, conhecer e ter referências desse universo foi crucial. De diferentes formas, dezenas, centenas de mulheres me inspiraram e colaboraram com a construção da minha personalidade.

A luta das mulheres por direitos iguais e respeito é diária. Em razão deste 29 de agosto, Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, exalto aqui algumas homossexuais, de diferentes gerações, que foram e que são fundamentais às mudanças constantes que queremos e precisamos no mundo. Destaco também declarações que elas deram em entrevistas e que mostram a força de seu posicionamento.

 *Vange Leonel

"O fato de existirem pessoas públicas revelando sua homossexualidade só ajuda. Mostra que não tem nada de mais. Normal"

A cantora de "Noite Preta", tema de abertura da novela "Vamp", também era escritora e feminista. Além de livros e peças teatrais, Vange assinou colunas no jornal Folha de São Paulo e no site Mix Brasil, sempre com uma abordagem sáfica sobre temas LGBT. Em julho de 2014, aos 51 anos, Vange faleceu em decorrência de um câncer no ovário, deixando a esposa e parceira de trabalhos, Cilmara Bedaque, com quem foi casada por 28 anos.

 

*Ellen Page

"Estou cansada de esconder e de mentir. Sofri por anos porque estava com medo de assumir. Meu espírito sofreu, minha saúde mental sofreu e meus relacionamentos sofreram. Hoje, com todos vocês, estou no lado oposto de toda essa dor"

A atriz canadense Ellen Page, estrela dos filmes "Juno" e "A Origem", declarou-se gay aos 26 anos, em 2014, durante uma conferência para jovens homossexuais em Las Vegas. Paralelamente à sua carreira no cinema, Ellen segue como ativista política e pelos direitos LGBT, e se dedica à produção de documentários sobre a realidade da população gay em diversos países, incluindo o Brasil.

 

*Jodie Foster

"Não vou fazer um discurso saindo do armário, já o fiz há milhares de anos, na Idade da Pedra, diante da minha família e das pessoas que amo"

Jodie Foster estreou na carreira aos 3 anos de idade, como garota-propaganda de um famoso protetor solar. Com um talento inato, emplacou papeis em várias séries de TV e filmes da Disney, e recebeu diversos prêmios, incluindo dois Oscar de melhor atriz por "Acusados" e "Silêncio dos Inocentes". Atriz consagrada, formada em Letras pela Universidade de Yale, produtora de cinema e cineasta, Jodie assumiu publicamente sua homossexualidade em 2007 e voltou a falar sobre o assunto em 2013, ao ser laureada no Globo de Ouro, fazendo a citação acima. Aos 54 anos, apesar de bastante reservada e não manter redes sociais, a atriz é frequentemente clicada pelos paparazzi ao lado da esposa, a também atriz e fotógrafa Alexandra Hedison.

 

*Maria Gadu

"Coragem é saber sentir tudo e não desmentir o peito"

Bastante discreta sobre sua vida pessoal, Maria Gadu deu poucas declarações a respeito de sua sexualidade à imprensa. Entretanto em suas redes sociais, especialmente no Instagram, onde é seguida por mais de 600 mil pessoas, a cantora se derrete em fotos ao lado da esposa, a produtora Lua Leça. O casal está junto desde 2012.

 

*Ellen Oléria

"Acredito que me identificar como lésbica me integra a uma rede complexa de pertencimentos a partir dos afetos"

Campeã da primeira edição do The Voice Brasil, Ellen Oléria já declarou em diversas entrevistas que se define como mulher, negra e lésbica. Cantora e apresentadora do Estação Plural, o primeiro programa voltado ao público LGBT da TV aberta, na Tv Brasil, Ellen também milita pela causa gay em suas redes sociais, onde posta inúmeras fotos com declarações apaixonadas à esposa, Poliana Martins.

 

*Kristen Stewart

"Esconder isso dá a entender que estou envergonhada, então tive que alterar a maneira como ajo perante o público. Isso abriu minha vida e sou muito mais feliz"

Protagonista da saga Crepúsculo e uma das atrizes jovens mais célebres do mundo, Kristen Stewart assumiu o relacionamento com uma amiga em 2014, mas não rotulou sua sexualidade. Recentemente, em fevereiro deste ano, enquanto apresentava o Saturday Night Live, um dos programas de maior audiência da TV americana, Kristen se assumiu gay e declarou posteriormente em entrevistas ter compreendido que expor publicamente alguns detalhes de sua vida ajuda outras pessoas a se aceitarem.

 

*Ellen DeGeneres

"Quando se trata de amor, gentileza, aceitação e progresso, acredito que exista apenas um lado"

Aos 59 anos de idade a atriz, humorista e apresentadora Ellen DeGeneres é uma das maiores personalidades não só dos Estados Unidos, seu país de origem, mas de todo o mundo. Para se ter uma ideia, em seu Twitter, Facebook e Instagram ela acumula mais de 140 milhões de seguidores. Ellen alimenta suas redes com muitas mensagens fofas com bichinhos e crianças, mas também faz abordagens políticas e em defesa da causa gay. Recentemente, no dia 16 de agosto, a show woman homenageou a esposa, a atriz australiana Portia de Rossi, com quem é casada há 9 anos: "Hoje faz 9 anos que Portia e eu nos casamos. Ser sua esposa é a melhor coisa que sou."

 

*Daniela Mercury

"Sofrer preconceito é como ser enterrado vivo, a sociedade vai cobrindo, se negando a enxergar o que está ali. Por isso a gente fala em visibilidade social, é importante o beijo, a demonstração de afeto"

Daniela Mercury, a rainha do axé, se tornou musa da causa gay quando, em 2013, assumiu seu relacionamento com a jornalista Malu Verçosa. No mesmo ano elas se casaram e lançaram o livro Daniela e Malu: Uma história de amor com narrativa de Malu, trechos do diário de Daniela, fotos e poesias. Ativista, Daniela Mercury usa as redes sociais, especialmente o Twitter, onde tem quase 1 milhão de seguidores, para opinar sobre política e defender os direitos da população LGBT.

 

*Fernanda Gentil

"Estou só exercendo o meu direito de ser muito, muito feliz"

A jornalista, apresentadora e escritora de 30 anos, Fernanda Gentil, é mãe e também mantém uma associação beneficente para crianças e adolescentes no Rio de Janeiro, sua cidade natal. Foi no ano passado, após se separar do marido depois de um relacionamento de 15 anos, que Fernanda assumiu sua homossexualidade. No Instagram, onde é acompanhada de perto por quase 4 milhões de seguidores, Fernanda posta fotos com alguns dos melhores momentos de sua vida, o que inclui a namorada, a também jornalista Priscila Montandon.

 

*Cássia Éller

"Não tem diferença entre você se apaixonar por homem ou por mulher… Todo mundo quer ser feliz"

Rebelde, ousada e arrebatadora, Cássia Eller deixou um legado tão vasto que é difícil contabilizá-lo – e não apenas pelos 17 álbuns e sua imensurável influência à música popular brasileira e ao rock.

Batizada Cássia Rejane Eller por sugestão da avó e em homenagem a Santa Rita de Cássia, santa das causas impossíveis, a jovem, filha de pai militar e mãe dona de casa, trabalhou como secretária, garçonete e até auxiliar de pedreiro antes de, aos 18 anos, começar a cantar profissionalmente. Autodidata, se apresentava em barzinhos e teatros de Brasília, antes de chegar a São Paulo e conseguir seu primeiro contrato com uma gravadora. Assumidamente lésbica, Cássia Eller era um furacão nos palcos e vivia o auge de sua carreira em 2001, quando sofreu um infarto do miocárdio, aos 39 anos de idade.

Após o luto pela perda, Maria Eugênia, mulher de Cássia há 13 anos, e o filho Chicão, à época com 8 de idade, enfrentaram mais uma batalha, dessa vez judicial: o pai de Cássia entrou com o pedido da guarda do neto. Numa decisão inédita, a Justiça brasileira concedeu, pela primeira vez a uma mulher, a guarda do filho de sua companheira. Isso em 2002, ano em que a união homoafetiva ainda não era reconhecida por lei.

Sobre a autora

Ana Angélica Martins Marques, a Morango, é mineira de Uberlândia, jornalista, fotógrafa e DJ. É também autora do livro de contos Quebrando o Aquário. Passou pela décima edição do Big Brother Brasil e só foi eliminada porque transformou o temido quarto branco no maior cabaré que você respeita. É vegetariana e cuida de três filhos felinos: Lua, Dylan e Mike.

Sobre o blog

Um espaço para falar de amor, sexo, comportamento feminino e feminismo com leveza e humor. Tudo sob o olhar de uma mulher esperta, que gosta de mulheres tão espertas quanto ela!