Topo

Morango

Antes de se apaixonar, cumpra as promessas de final de ano

Universa

17/12/2017 04h00

(Foto: Getty Images)

 

Antes de se apaixonar por alguém, coma fibras. E beba bastante água, mesmo quando não estiver com sede. Oito copos por dia. Ah, e as fibras não podem vir daquelas balinhas que prometem ser milagrosas; têm de ser menos processadas, estão na aveia, no arroz integral, no bagaço da laranja que você descascou, sabe? E se você não faz a menor ideia de como preparar arroz integral ou não sabe destrinchar uma laranja, pergunta pra vó. Qualquer vó.

Antes de se apaixonar por alguém, dê uns rolês por aí. Não vale o caminho do trabalho. Pode ser um rolê a uma padaria em que nunca foi antes. Uma corridinha no parque. E se quiser ir mais além, passeie à noite pela rua mais badalada do seu bairro ou da sua cidade como se fosse turista, com atenção aos detalhes.

Antes de se apaixonar por alguém, tente se lembrar das suas resoluções de dezembro do ano passado. Cumpriu quantas promessas que se fez? 2017 não acabou, ainda dá tempo de bater algumas metas pessoais, começando pelas mais simples e exequíveis a curto prazo. O esforço vai valer a pena.

Antes de se apaixonar por alguém, invente um hábito novo. De preferência saudável, por favor. Pode ser tirar o açúcar do suco ou do café. Pode ser aprender a fazer bolo. Pode ser costurar ou fazer artesanato. Pode ser tirar um dia da semana pra fazer só o que você quiser, tudo o que quiser, inclusive não fazer nada.

Antes de se apaixonar por alguém, prove sorvete de pistache. Não é porque é verde que tem gosto de vitamina de abacate. Nem lembra em nada o de chocomenta. Se sempre torceu o nariz pra vitamina de abacate e sorvete de chocomenta, está aí uma boa hora pra experimentar.

Tudo isso porque se apaixonar por alguém é gostoso, mas existem outros incontáveis prazeres na vida. A gente se apaixona por novidades, por descobertas e isso não precisa envolver outra pessoa.

Tecnicamente, paixão é dopamina, um neurotransmissor da alegria e da felicidade liberado pelo cérebro quando nos encantamos por alguém. Só que existem diversas outras formas eficientes de aumentar a dopamina no organismo através de alimentos, exercícios físicos, atividades criativas, meditação… Por essa você não esperava, né, Cupido?

Sobre a autora

Ana Angélica Martins Marques, a Morango, é mineira de Uberlândia, jornalista, fotógrafa e DJ. É também autora do livro de contos Quebrando o Aquário. Passou pela décima edição do Big Brother Brasil e só foi eliminada porque transformou o temido quarto branco no maior cabaré que você respeita. É vegetariana e cuida de três filhos felinos: Lua, Dylan e Mike.

Sobre o blog

Um espaço para falar de amor, sexo, comportamento feminino e feminismo com leveza e humor. Tudo sob o olhar de uma mulher esperta, que gosta de mulheres tão espertas quanto ela!