Topo

Morango

Seis webséries lésbicas para assistir de graça

Universa

05/05/2018 04h00

A primeira websérie brasileira com temática lésbica, RED, foi lançada em 2014, no Vimeo || Créditos: Reprodução

No Brasil, a presença de um casal lésbico numa novela ou minissérie de TV acontece mais ou menos como uma Copa do Mundo: a cada quatro anos. Pensando em mudar esse cenário, pequenas produtoras têm investido tempo, recursos próprios e muito suor em conteúdos exclusivos para a internet.

Para cobrir custos, fazem financiamento coletivo e oferecem recompensas. Geralmente os fãs que contribuem podem escolher desde um agradecimento nas redes sociais a camisetas e outros itens, até fazer uma visita ao set ou almoçar com o elenco.

O custo de cada produção, por temporada, é impressionantemente baixo: varia entre R$ 5 mil a R$ 15 mil. Orçamento enxutos que rendem trabalhos de encher os olhos e o coração e conquistam milhares de fãs aqui e mundo afora.

RED

Primeira websérie brasileira com temática lésbica, RED, lançada em 2014, no Vimeo, conta a história de duas atrizes que se conhecem num set de filmagem e levam para a vida real o romance que vivem na ficção. Em suas três temporadas, RED acumula mais de três milhões de visualizações em 140 países e foi eleita a "Melhor Série Dramática" pelo New York Web Festival no ano passado.

Protagonizada pelas atrizes Ana Paula Lima (Liz) e Luciana Bollina (Mel), RED anuncia novidades: as ex-namoradas de Liz e Mel vão entrar na trama. A quarta temporada estreia em breve (ainda sem data definida).

Vimeo

https://vimeo.com/redwebseries

Instagram

https://www.instagram.com/red_brasil

A MELHOR AMIGA DA NOIVA

A Melhor Amiga da Noiva estreou no Youtube em fevereiro do ano passado e, com apenas seis episódios, teve mais de 7 milhões de visualizações.  Os números fazem dessa websérie um fenômeno; seu alcance no Brasil e em outros países como Argentina, Chile, Portugal e Estados Unidos, um sucesso.

Protagonizada e escrita pelas atrizes Natalie Smith (Juliana) e Priscilla Pugliesi (Fernanda), a história é repleta de idas e vindas entre o casal #Natiese. Traições, um casamento, uma gravidez… Muita coisa acontece, não nessa ordem. Não vou contar para não dar spoiler.

Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=Nbt6O003v2I&index=11&list=PLXcBD1c3lsUg5YMdYHh90iBi5wh4GH7AK

Instagram

https://www.instagram.com/pontoacao

ME ESPERA

"Isso de querer duas pessoas é confuso. A gente quer a paixão, mas também quer o amor. A verdade é que essa história tinha mais porquês do que se pode imaginar, tinha muitas coisas a resolver." A frase dita por uma das protagonistas no último episódio da primeira temporada revela muito do conflito psicológico vivido em Me Espera.

Lançada em janeiro deste ano por uma produtora independente, a websérie exibiu cinco episódios e atingiu mais de 500 mil visualizações no Youtube.

Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=Bdyc0gfUpz0&list=PLUlUY8E64QbiDaKEFxx9G7CGHgVOVPfJD

Instagram

https://www.instagram.com/producoesisis

ESCONDERIJO

Oito anos após o fim do relacionamento e sem nenhum tipo de contato, Malu (Mirela Pizani) e Raquel (Tatiana Fernandes) se reencontram. A linha tênue entre passado e presente confunde o que entendem sobre razão, saudade, mágoa, raiva e amor.

Esconderijo estreou no Youtube em outubro do ano passado e recebeu mais de um milhão de acessos em seus oito primeiros episódios.

A produção acaba de confirmar a segunda temporada com "eps" mais longos, a pedido dos fãs – a média de duração dos primeiros era de oito minutos.

Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=WznW5wkzf-c&list=PLqvQuV8kkWHlVOMHQo1zeO2YGf048Baog

Instagram

https://www.instagram.com/esconderijoaserie

ALÉM DE ALICE

Além de Alice conta a história de duas cariocas que se conhecem na praia, através de um amigo, e tentam viver uma história de amor. Lançada no Youtube em julho de 2017, a série acumula mais de quatro milhões de acessos.

Pegação, bebedeiras e dramas pessoais se desenrolam ao som de muito rock nacional em tomadas que abusam do fade (efeito de escurecimento de imagem).

Para a segunda temporada, que deve ser lançada este mês, o elenco foi trocado por divergência de opiniões entre atores e a roteirista e diretora, Thaiane Soares.

Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=51MOrQQ9h9w&t=1s

Instagram

https://www.instagram.com/linhaproducoes/?hl=pt

SEPTO

Produzida em Natal, Rio Grande do Norte e lançada no Youtube em setembro de 2016, Septo traz a história de uma triatleta, Jéssica Borges (Alice Carvalho), que começa a repensar seus objetivos e prioridades após um encontro inesperado com uma mulher independente e cheia de si, Lua (Priscilla Vilela).

Com sonoplastia, direção e atuações primorosas, a websérie, que tem apenas 5 episódios, foi premiada no festival internacional Rio Web Fest com o troféu de "Melhor Elenco de Drama" e escolhida por quatro curadorias como "Melhor Série Estrangeira".

Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=1yQgim3bVuc

Instagram

https://www.instagram.com/septowbs

Sobre a autora

Ana Angélica Martins Marques, a Morango, é mineira de Uberlândia, jornalista, fotógrafa e DJ. É também autora do livro de contos Quebrando o Aquário. Passou pela décima edição do Big Brother Brasil e só foi eliminada porque transformou o temido quarto branco no maior cabaré que você respeita. É vegetariana e cuida de três filhos felinos: Lua, Dylan e Mike.

Sobre o blog

Um espaço para falar de amor, sexo, comportamento feminino e feminismo com leveza e humor. Tudo sob o olhar de uma mulher esperta, que gosta de mulheres tão espertas quanto ela!