Topo

Morango

O que impede o seu orgasmo?

Angélica Morango

06/07/2018 04h00

(iStock)

Recentemente, em um mesmo dia, recebi dois e-mails de mulheres com histórias completamente diferentes e um problema em comum: a dificuldade de chegar ao orgasmo. Uma delas é Nádia*, de 22 anos: "Eu já tive relações com homens e atualmente consegui me assumir lésbica, porém, em ambas as relações eu não gozava. Não sei se o fato de eu nunca ter conseguido me tocar, por minha mãe dizer que era errado ou se por sempre ter fingido quando estava com homem, me prejudicou e hoje tenho um bloqueio", relata. A pesquisa Mosaico 2.0, realizada pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) da USP, aponta que 55% das brasileiras têm dificuldade de atingir o orgasmo.

De acordo com a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello, dois fatores podem ter contribuído para o bloqueio de Nádia*. "O primeiro foi a criação de forma bastante repressiva em relação ao sexo e o contato limitado com a vagina. Além disso, o fato de nunca ter se tocado dificulta o conhecimento do próprio corpo e das próprias sensações, e esse é um aprendizado muito importante antes de uma relação com alguém. Ela vai precisar primeiro estabelecer uma conexão com ela mesma, com o genital dela, com a sexualidade dela, para que aí ela possa trocar na relação com uma mulher. Me parece que agora ela de fato se encontrou. E aí pra ter orgasmo, e orgasmo é sinônimo de entrega, ela precisa se entregar nessa relação. Se entregar fisicamente, se entregar emocionalmente… E isso só é possível quando ela se aceita como de fato ela é e conhece as próprias emoções."

"Estou com quase 40 anos e nunca tive orgasmo com homem. Tenho três filhos, um de cada pai. Sempre tentando um relacionamento perfeito, sempre acreditando no amor, sempre querendo ser muito amada. Hoje em dia me pego pensando 'será que sou bi'? 'Será que sou lésbica'? Estou perdida", desabafa Vívian*.

Leia também

"Essa dificuldade para ter orgasmo está intimamente ligada com as características de personalidade e, consequentemente, pela formação, toda a criação que ela teve. As mulheres que não têm orgasmo normalmente são mulheres muito controladoras, tensas, manipuladoras. Isso porque muitas vezes a mulher foi criada num ambiente em que ela tinha ou uma mãe dominadora, um pai frágil, ou porque veio de relações amorosas anteriores que não foram bem sucedidas. Mulheres como a Vívian* é o que nós chamamos de 'anorgásmicas primárias', aquelas que nunca tiveram um orgasmo na vida. Então estabelecer uma relação amorosa com alguém é algo extremamente complicado porque elas não confiam. Mulheres assim precisam ser trabalhadas emocionalmente pra baixarem a guarda, não serem tão 'pintudas', porque isso é uma característica delas. Ela foi mudando de relacionamento pra ver se achava algum e não acha mesmo, porque enquanto estiver na busca de uma relação perfeita a coisa não vai rolar, não vai acontecer. Precisa haver uma mudança interna primeiramente", explica a sexóloga.

*Nomes fictícios para preservar a identidade das entrevistadas.

Carla Cecarello é psicóloga, sexóloga e palestrante

Sobre a autora

Ana Angélica Martins Marques, a Morango, é mineira de Uberlândia, jornalista, fotógrafa e DJ. É também autora do livro de contos Quebrando o Aquário. Passou pela décima edição do Big Brother Brasil e só foi eliminada porque transformou o temido quarto branco no maior cabaré que você respeita. É vegetariana e cuida de três filhos felinos: Lua, Dylan e Mike.

Sobre o blog

Um espaço para falar de amor, sexo, comportamento feminino e feminismo com leveza e humor. Tudo sob o olhar de uma mulher esperta, que gosta de mulheres tão espertas quanto ela!