Topo

Morango

"Minha namorada não sai do armário e não me assume. O que devo fazer?"

Angélica Morango

02/09/2017 13h32

(Foto: Getty Images)

 

"Namoro há mais de dois anos com uma mulher, mas ela nunca se assumiu. Nem mesmo para a melhor amiga. Fingimos que somos apenas colegas sempre que estamos entre a turma dela. Devo me preocupar? Às vezes me incomodo em shows por não poder beijá-la. Já conversamos sobre, mas sinto que não posso exigir nada em relação a isso"

Esse misto de dúvida e desabafo chegou por inbox no meu Instagram outro dia.

Pessoas que não querem sair do armário e assumir por completo uma relação têm as explicações mais variadas para isso. O fim recente de outra união, uma fase atribulada no trabalho ou nos estudos, a família que não está preparada para saber, ou ainda, a dificuldade quase inconfessável de se aceitar, nesse caso, especificamente, como homossexual.

O que nos leva a mentir ou omitir algo sobre nós? Medo?  Vergonha? Necessidade de aprovação? Independentemente do motivo, essa é uma questão a ser resolvida.

Faz sentido alguém guardar segredo sobre um relacionamento heterossexual que mantém há dois anos? Claro que não! O princípio é o mesmo para uma relação homossexual. Vale a pena manter um namoro que só existe entre quatro paredes?

As pessoas são diferentes e vão levar mais ou menos tempo pra se entenderem e se aceitarem. Há quem não goste de manifestar carinho em lugares públicos pra não atrair atenções indesejadas. Há quem faça dos beijos e abraços em qualquer ambiente um ato político, um exercício do direito que temos à liberdade. Não há aqui um comportamento certo ou errado, o importante é que o casal esteja em sintonia.

A vida é feita de fases e é compreensível que num determinado momento seja necessário ter mais paciência e tolerância pra lidar com quem amamos. Em contrapartida, para o bem da nossa saúde emocional, precisamos entender o espaço que ocupamos no coração de quem está ao nosso lado.

Que tal abrir o jogo e ter uma conversa franca sobre as angústias, aflições e expectativas na relação?

"A vida não é complicada, nós é que somos. A vida é simples e o simples é sempre correto". Do dramaturgo, escritor e poeta irlandês gay, Oscar Wilde.

Sobre a autora

Ana Angélica Martins Marques, a Morango, é mineira de Uberlândia, jornalista, fotógrafa e DJ. É também autora do livro de contos Quebrando o Aquário. Passou pela décima edição do Big Brother Brasil e só foi eliminada porque transformou o temido quarto branco no maior cabaré que você respeita. É vegetariana e cuida de três filhos felinos: Lua, Dylan e Mike.

Sobre o blog

Um espaço para falar de amor, sexo, comportamento feminino e feminismo com leveza e humor. Tudo sob o olhar de uma mulher esperta, que gosta de mulheres tão espertas quanto ela!