Topo

Morango

Pai abençoa casamento do filho com o noivo e conquista milhares de fãs

Universa

01/03/2019 04h00

"A cena do beijo!", legendou Luiz Flávio, pai de um dos noivos, em postagem que viralizou (Foto: Rafael Sandim/Reprodução Twitter)

Ao publicar algumas fotos do casamento do filho, Lucas Schmoeller, no Twitter, o funcionário público Luiz Flávio Rodrigues não imaginava que os registros teriam tanta repercussão. As postagens viralizaram e, em apenas 24 horas, receberam mais de cem mil curtidas. Orgulhoso, Luiz Flávio, que mora em Piquete, a 200 quilômetros da capital paulista, comemorou o enlace exaltando as madrinhas, as daminhas e o beijo do "sim", fazendo com que os internautas explodissem de amor. "Que paizão fofo!", "Meu Deus, que coisa linda!", e "Queria ter um pai assim" foram algumas das inúmeras mensagens carinhosas que ele recebeu no microblog.

"Uma história bem colorida. Abençoada por Deus e pelas madrinhas e padrinhos e 'bonita por natureza"', brincou Luiz (Foto: Reprodução)

A revelação

Luiz Flávio, que também é pai de duas filhas, lembra do dia em que Lucas revelou sua homossexualidade. "Ele estava no início da universidade e minha esposa me contou. Como todo pai, a cabeça fica um turbilhão. Nunca tive nada contra a homossexualidade ou contra homossexuais, mas nunca havia pensado em lidar com isso em minha família. Duas coisas me vieram à cabeça: primeiro, a intolerância da sociedade – que infelizmente ainda é uma realidade em nosso país, e, depois, eu sempre fui apaixonado por família. A minha é numerosa. Então pensei nos futuros netos que talvez deixaria de ter. Ainda me preocupo com o primeiro pensamento. O discurso de ódio tem aumentado, especialmente com relação à raça, gênero e níveis socioeconômicos."

Lucas com os pais, Mirian e Luiz Flávio (Foto: Reprodução/Twitter)

"Eles me respeitam, me amam e amam meu marido"

Lucas, 31, se lembra, em detalhes, do dia em que se abriu para a família, aos 18 anos. "Eu estava em um relacionamento e não tinha achado a hora certa pra falar com os meus pais, apenas uma das minhas irmãs sabia. O relacionamento não deu certo e acabei contando para eles às pressas, para que não soubessem através de outras pessoas. Minha mãe me abraçou e chorou muito, dizendo que temia que eu sofresse por causa do restante da sociedade; meu pai ficou em silêncio e me mandou ir descansar. Depois disso nosso relacionamento melhorou e eu posso ser eu mesmo o tempo todo com a minha família. Eles me respeitam, me amam e amam meu marido. Somos uma família, a melhor que eu conheço!", derrete-se.

"Pedi ele em casamento em julho do ano passado. Estávamos fazendo snwoboard em Chilián, no Chile. Subimos ao topo da montanha, do lado do vulcão, e paramos lá com a desculpa de tirar fotos – aí eu pedi sua mão", conta Lucas (à esquerda) (Foto: Arquivo Pessoal)

Lucas e Tharcis se conheceram em setembro de 2014, num festival de música em Belo Horizonte, onde moram. "Nos achamos no meio de um mar de gente (somos bem altos e nos vimos de longe)", conta Lucas. "Começamos a namorar quase que instantaneamente", entrega Tharcis Guimarães, 35, que se assumiu gay ao mesmo tempo em que apresentou o namorado, hoje marido, para a família.

"Depois da saída do armário só melhorou! A honestidade fez muito bem para todos nós"

"Minha irmã se casaria em dezembro e gostaria muito de levá-lo. Aí resolvi conversar abertamente com a família. Minha mãe foi a primeira, ela mora fora do país e teve que ser por telefone. Foi uma ligação difícil de começar e muito fácil depois de iniciada. Ela não ficou surpresa e ficou muito feliz de saber que eu estava pronto para tratar do assunto com mais naturalidade. Depois foi meu pai. Dele também recebi amor e compreensão. Acho que todos já sabiam e estavam esperando meu tempo. Sou um dos sortudos que foi recebido e abraçado pela família ao comunicar minha sexualidade. E todos se apaixonaram pelo Lucas assim que o conheceram. Minhas irmãs foram uns amorzinhos! Com meu padrasto nada mudou, sempre tivemos um relacionamento ótimo e acho que depois da saída do armário só melhorou! A honestidade fez muito bem para todos nós", comemora.

Tornar público um momento tão íntimo, o casamento, não foi uma decisão ao acaso, e tem um significado especial para a família: "nós estamos num momento em que é muito importante compartilhar histórias felizes", explica Tharcis, sobre a onda conservadora emergente no país. "Que dê esperança a todos os em situação de desalento e que ajude os pais a mudar suas 'convicções'", remata Luiz Flávio, o sogro mais fofo que você vai ver hoje.

Leia também:

Tudo (o que nunca falei) sobre meu pai

Minha brasileiríssima – mas nada tradicional – família

Exorcismo, manipulação e ameaça de morte: a cura gay numa igreja evangélica

Sobre a autora

Ana Angélica Martins Marques, a Morango, é mineira de Uberlândia, jornalista, fotógrafa e DJ. É também autora do livro de contos Quebrando o Aquário. Passou pela décima edição do Big Brother Brasil e só foi eliminada porque transformou o temido quarto branco no maior cabaré que você respeita. É vegetariana e cuida de três filhos felinos: Lua, Dylan e Mike.

Sobre o blog

Um espaço para falar de amor, sexo, comportamento feminino e feminismo com leveza e humor. Tudo sob o olhar de uma mulher esperta, que gosta de mulheres tão espertas quanto ela!