Topo

Morango

O Dia da Visibilidade Lésbica e o beijo que é um soco no estômago

Universa

29/08/2018 16h49

Beijo entre Ionan (Armando Babaioff) e Maura (Nanda Costa) exibido no último sábado, 25, deve se repetir nesta sexta, 31, segundo o GShow (Foto: Reprodução/GShow)

Maura se apaixona por Selma, que é casada com Lourival, que morre. Livre e desimpedida, Maura enfrenta a família para viver uma história de amor com Selma. Juntas, as duas decidem ter um filho. Maura convence Ionan, seu parceiro de trabalho, a doar o sêmen. Então os dois, Maura e Ionan, se apaixonam. Só que ele já era casado com Doralice…

À primeira vista, o enredo de "Segundo Sol" lembra "Quadrilha", de Carlos Drummond de Andrade:

"João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém (…)"

Mas um poema publicado em 1930 não pode ser comparado a uma novela exibida em 2018. Agora o mote, nada ingênuo, não trata apenas de desenganos amorosos ou idas e vindas entre casais, tão comuns em folhetins. A história de duas mulheres, Maura (Nanda Costa) e Selma (Carol Fazu), que poderia trazer visibilidade à temática lésbica, vem se transformando em um complicado triângulo amoroso que só reforça o perigoso conceito de que "uma mulher só é lésbica porque não encontrou o homem 'certo'".

Personagens homossexuais parecem incomodar o público – casos extraconjugais, não

Na televisão, uma cena de beijo entre duas pessoas do mesmo sexo é tão rara quanto "polêmica" e, quando acontece, geralmente é exibida nos capítulos finais da trama. Manifestações de carinho entre personagens homossexuais parecem incomodar o público; casos extraconjugais, não.

Arte que não imita a vida

Há poucas semanas a atriz Nanda Costa assumiu publicamente seu relacionamento com a percussionista Lan Lanh. Juntas há quatro anos, as duas foram fortemente aplaudidas pela plateia do "Conversa com Bial" na primeira entrevista que deram, contando detalhes do  namoro e da parceria musical que mantêm.

O casal da vida real, Lan Lanh e Nanda Costa (Foto: Reprodução/Instagram)

A arte não tem imitado a vida (de Nanda Costa). Na novela, sua personagem, Maura, é chamada de "fanchona" pelo pai, Agenor, que chegou a dizer que o bebê que ela espera com a mulher, Selma, é uma "aberração". Por Doralice, a esposa de Ionan, ela é citada como "falsa lésbica".

Afinal, a ideia é sugerir a estapafúrdia "cura gay" ou abordar – de forma completamente torta – a bissexualidade de Maura? Se ela sentia atração por homens e mulheres, por que isso não ficou claro desde o começo? Ao invés de iluminar alguns pontos de um assunto tão complexo, a trama confunde. O anacronismo e o desserviço de "Segundo Sol" é perturbador.

O Dia da Visibilidade Lésbica

Hoje, 29 de agosto, é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, criado por militantes no Seminário Nacional de Lésbicas, ocorrido no Rio de Janeiro, em 1996. Reforçar o estereótipo de que lésbicas são "confusas", "sem-vergonha" ou que se envolvem com mulheres por "falta de opção" é alimentar o preconceito e a violência física e psicológica às lésbicas e deslegitimar a luta histórica que travamos por reconhecimento e respeito.

Leia também:

Dia da Visibilidade Lésbica: conheça 10 mulheres altamente inspiradoras

10 perguntas que você sempre quis fazer a uma lésbica (e eu respondo já!)

Os 9 filmes lésbicos que vão mexer com os seus conceitos

Sobre a autora

Ana Angélica Martins Marques, a Morango, é mineira de Uberlândia, jornalista, fotógrafa e DJ. É também autora do livro de contos Quebrando o Aquário. Passou pela décima edição do Big Brother Brasil e só foi eliminada porque transformou o temido quarto branco no maior cabaré que você respeita. É vegetariana e cuida de três filhos felinos: Lua, Dylan e Mike.

Sobre o blog

Um espaço para falar de amor, sexo, comportamento feminino e feminismo com leveza e humor. Tudo sob o olhar de uma mulher esperta, que gosta de mulheres tão espertas quanto ela!