Topo

Morango

Quatro mulheres eliminam mais de 120 quilos e contam como

Universa

01/11/2018 04h00

Yasmin Tozzato: hábitos saudáveis e 35 quilos a menos (Foto: Reprodução/Instagram)

Foi num domingo de manhã que Yasmin Tozzato decidiu mudar radicalmente seus hábitos. De lá pra cá, em apenas sete meses, ela eliminou 35 quilos – sem cirurgia e sem medicamentos. "Não teve um acontecimento específico que me motivou, acho que foi um aglomerado de fatores: estética, saúde, falta de ânimo, sedentarismo… Pé na bunda conta?", diverte-se a jovem de 20 anos, que divulga sua rotina alimentar e de treinos nas redes sociais.

Yasmin antes e depois: "Confesso que é interessante ver pessoas que não olhavam pra você, agora te admirando puramente pela estética!" (Foto: Reprodução/Instagram)

Natural de Porto Ferreira, cidade a 220 quilômetros de São Paulo, a estudante começou sua transformação sozinha, pesquisando sobre alimentação saudável e observando como seu corpo se adaptava. "Aos poucos fui conhecendo-o melhor e nossa relação foi ficando mais fácil. Não tinha uma pessoa como inspiração, mas quando parava pra pensar, imaginava a mim mesma, na melhor forma que eu poderia chegar, aceitando minhas limitações, e isso não me deixava desistir!", conta.

"Hoje todo mundo é meu 'amigo', mas antes eu passava despercebida", lembra Isabelle (Foto: Reprodução/Instagram)

Aos 24 anos, a advogada carioca Isabelle Fischer exibe o corpão no Instagram, onde responde, de forma bem-humorada, às chuvas de elogios que recebe. "Você é lindíssima!", escreveu uma de suas mais de 64 mil seguidoras. "Mais ou menos, né?!", replicou Isabelle, que começou a se exercitar há seis anos e passou do manequim 52 para o 40. "Na infância eu era magrinha de contar os ossinhos, sempre muito elétrica. Na adolescência eu estive na pior fase: obesa, sedentária e depressiva. A mudança mais significativa que notei em mim foi a da mente, sem dúvidas. Hoje eu sei que eu posso o que eu quiser. Com relação aos outros, notei que houve uma mudança de tratamento, a questão que fazem de falar comigo. Hoje todo mundo é meu 'amigo', mas antes eu passava despercebida", entrega.
Como Yasmin, Isabelle perdeu peso sem recorrer à cirurgia de redução do estômago, mas se submeteu à retirada de pele no interior das coxas e nos seios, onde também colocou próteses de silicone.

"Juntas somamos 63 quilos perdidos!", legendou Isabelle, na foto com a amiga Thaiz. A advogada ressalta ainda que teve a orientação de diversos profissionais da área da saúde: "Jamais chegaria até aqui sozinha!" (Foto: Reprodução/Instagram)

"A Thaiz é uma daquelas você olha e fala 'isso não pode ser só dieta!' Mas não é 'só' isso mesmo… São anos de treino, insistência e abdicações. O nosso trajeto é muito parecido. Éramos gordinhas e agora sabemos que somos capazes do que quisermos. Sou certa de que nosso passado foi necessário para que crescêssemos sabendo que limite não é com a gente! Eu te admiro muito, você não tem noção! Obrigada por ser essa mulher que eu olho quando chego às 6:30 na academia e penso 'quando eu crescer quero ser assim, igual a ela!". A declaração de Isabelle é para a gerente administrativa Thaiz Serpa, de 31 anos.

Thaiz lembra que não tinha bons hábitos alimentares na infância e na adolescência: "comia em qualquer hora e, o pior, muita fritura e muito doce. Não tinha noção de como estava fazendo mal para o meu corpo. Hoje tenho um pensamento diferente, prezo pela minha saúde, acima de tudo. Com relação à estética, é consequência da vida que levo, mas claro que é muito bom estar de bem com o espelho!" O primeiro incentivo veio do namorado, que hoje é seu marido. "Nos conhecemos em 2006 e ele já treinava há bastante tempo. Quando começamos a 'ficar', ele me estimulou a entrar na academia. No início não levei muito a sério, mas ia. Com o passar do tempo, peguei gosto pelas atividades físicas, e as mudanças no corpo começaram a aparecer."

"Quando comecei a treinar, não tinha ninguém que eu olhava como inspiração, estava focada em mim mesma. Cada mudança no meu corpo era motivo pra comemorar, e na época não tinham redes sociais como hoje", destaca Thaiz, que faz musculação há 12 anos (Foto: Reprodução/Instagram)

A personal trainer paulistana Lalita Matthies, 32, enfrentou as mesmas dificuldades que Thaiz, Isabelle e Yasmin, até encontrar a melhor versão de si: "sempre fui apaixonada por esportes e, independente do meu peso, sempre pratiquei. Decidi mudar por não aguentar mais o deboche das pessoas, a falta de confiança dos outros e, acima de tudo, a minha própria", diz, sobre a motivação para eliminar 30 dos 98 quilos que pesava.

30 quilos a menos: "Motivação na faculdade de Educação Física e disciplina", revela Lalita (Foto: Arquivo Pessoal)

A personal explica que é importante entender que milagres não existem e a jornada exige disciplina, dedicação e paciência. "Não acho errado ter uma musa como inspiração, seja por ser magra ou extremamente musculosa, mas as pessoas precisam passar por um preparo até atingir o nível dessas musas. Não é errado admirar, mas vamos com calma. O nutricionista deve te orientar, o profissional de Educação Física vai te dar toda a base. Acho legal ter alguém como inspiração porque você acaba executando, indo pra academia, se alimenta pensando que 'se ela consegue, também consigo, é assim que eu quero ficar, vou atrás disso', mas com a consciência de que cada um tem seu tempo e seu acompanhamento", pondera.

"Acho legal ter alguém como inspiração, mas com a consciência de que cada um tem seu tempo e seu acompanhamento", pondera Lalita (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Leia também:

Afrodites: o grupo de mulheres onde homem não entra

Demissexualidade: o que é e por que tantos jovens têm se identificado assim

Minha brasileiríssima – mas nada tradicional – família 

Sobre a autora

Ana Angélica Martins Marques, a Morango, é mineira de Uberlândia, jornalista, fotógrafa e DJ. É também autora do livro de contos Quebrando o Aquário. Passou pela décima edição do Big Brother Brasil e só foi eliminada porque transformou o temido quarto branco no maior cabaré que você respeita. É vegetariana e cuida de três filhos felinos: Lua, Dylan e Mike.

Sobre o blog

Um espaço para falar de amor, sexo, comportamento feminino e feminismo com leveza e humor. Tudo sob o olhar de uma mulher esperta, que gosta de mulheres tão espertas quanto ela!